Ser um bom líder também é saber delegar

Até pode parecer fácil, mas DELEGAR requer muita confiança, comunicação e coordenação. Acima de tudo quem delega tem que ter muita clareza nos seus objetivos e no seu caminho.

A corrida de estafetas é um dos símbolos que melhor representa a palavra DELEGAR.

Até pode parecer fácil, mas requer muita confiança, comunicação e coordenação. Acima de tudo quem delega tem que ter muita clareza nos seus objetivos e no seu caminho.

Como líder é crucial sabermos delegar porque não conseguimos fazer tudo sozinhas, ninguém cresce sozinha, mas a questão é que há quem delegue para despachar tarefas que odeia fazer, que ainda nem sequer sabe fazer ou mesmo que saiba, nunca se conseguiu organizar para as fazer com resultados positivos.

E aqui para nós, ser um bom líder também implica delegar tarefas. E delegar bem.

E atenção, o delegar serve para quem chefia equipas dentro de uma empresa como colaborador por conta de outrem como para uma empresária, porque delegar é o ponto chave para maximizares a tua produtividade e a rentabilidade do teu negócio.

Delegar tarefas é uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser aprendida e aprimorada com o tempo. O mais importante é não desistires de mudares o teu chip mental do “fazer” para o “liderar”.

Quando delegamos conseguimos perceber, dentro da nossa equipa, quem é que é mais apto ou está mais alinhado com determinadas tarefas, e também estamos a dar-lhes confiança para fazerem parte do crescimento do nosso negócio e do seu futuro.

Mas a verdade é este tema até melindra muitos líderes porque não sabem delegar com eficácia:

  • muitos acham que é simplesmente passar a tarefa a outra pessoa
  • outros consideram que é um sinal de fraqueza e que estão a mostrar que não estão a dar conta do recado
  • também há quem fique em stress só de pensar em largar a tarefa para outra pessoa
  • alguns acham que vão demorar mais tempo a ensinar do que o tempo que demorariam a fazê-la eles próprios
  • mas também há quem se ache perfeito, o que faz melhor que a equipa

Mas quando chegas ao ponto de não ter tempo para nada, de passares o dia a fazer fazer fazere não teres tempo para trabalhar O negócio, de atingires o cansaço extremo, é o momento de dares o passo. E o primeiro passo claro que é recrutar a equipa para depois delegar 😊

Mas por onde começar?

Pelas tarefas rotineiras, pelas tarefas mais pequenas, pelas tarefas que não exigem muito intelectualmente da pessoa que as vai executar, pelas tarefas chatas que requerem pouca habilidade, pelas tarefas que nos consomem muito tempo, pelas tarefas que são facilmente ensináveis, pelas tarefas que tu não tens tantas competências…

Mas como delegar eficazmente as tarefas?

  1. É necessário escolher a pessoa certa para a tarefa, ou seja, tenta perceber que pontos fortes cada um dos teus colaboradores tem, as suas habilidades e o seu potencial. Tenta delegar de forma consistente o mesmo tipo de tarefas a cada pessoa porque desta forma irá melhorar continuamente as suas aptidões
  2. A pessoa tem que perceber a execução da tarefa, mas mais importante é que deve compreender o porquê da sua execução
  3. É necessário ter um sistema, por mais simples que seja, para passar as instruções corretas e objetivas para a sua execução. Uma tarefa pode parecer obvia para ti, mas não quer dizer que o seja para a pessoa. Se tens preferências específicas, inclui nas instruções, se há prazos de cumprimento, inclui também. A comunicação clara vai permitir que as tarefas sejam executadas com eficácia
  4. É necessário facultar os recursos necessários, que pode passar pela formação, mas também por equipamentos
  5. Mas o delegar não é apenas a tarefa, é também a responsabilidade pela tarefa
  6. Da parte de quem delega é necessário estar disponível nos primeiros tempos e ir fazendo continuamente um controlo com feedback. Confia mas verifica, pedindo feedback e dando feedback.
  7. E claro, elogiar e agradecer 😊

E podes perguntar-me:

Sofia isto é tudo muito bonito, mas esta insegurança que sinto cá dentro?

Como é que vou lidar com ela?

Tens que aprender a soltar, a deixar ir.

Pedir ajuda não é sinal de fracasso.

E não tenhas medo porque ninguém é insubstituível! Mesmo tu!

E também não tenhas medo de ensinar aquilo que sabes.

O truque é começares pequeno, baby steps, então para isso pode ajudar teres uma lista de prioridades para as tarefas que queres delegar.

No início pode ser mais exigente, sim. Podes investir mais tempo a ensinar, sim.

Mas com a prática vais melhorando o sistema de formação e de passagem de pastas.

Para seres firme nesta decisão pensa no teu porquê, nas tuas razões.

>>>>>> O que vais ganhar com esta passagem de tarefas?

Quando é super claro para ti, vai tornar-se claro para a tua equipa.

Delegar nem sempre é fácil e o processo nem sempre é claro, mas quanto mais cedo começares, mais cedo aprendes a delegar e melhoras. Possivelmente nunca será perfeito, mas aprende com as experiências e vai ajustando em direção a melhoria contínua.

Desta forma deixas de estar envolvido e passas a ser essencial, fazendo tarefas realmente importantes para o crescimento do teu negócio e da tua pessoa.

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