Se estás cheia de trabalho, sem tempo para nada, precisas desesperadamente de ajuda, mas não tens dinheiro, tens mesmo que fazer isto!
É um descanso quando tens uma equipa alinhada com os teus valores e com os objetivos de crescimento que desenhaste para o teu negócio. Mas será que é fácil chegar a esse “sonho”?
Há vários patamares de aprendizagem para lá chegares:
- Mindset
- Organização do Negócio
- Ambição de Crescimento
1 – Mindset
Estás a ver aquele discurso de “quero contratar mas que não me custe um rim“?
Tem que acabar! Isto é um mindset de completa escassez. E não faz qualquer sentido!
Vais trabalhar à borla? Achas justo baixar o teu preço com o valor que ofereces?
Pois bem, coloca-te nos pés da outra pessoa e respeita-a!
Se estás a contratar alguém é porque essa pessoa também tem uma empresa e o seu negócio também está em jogo, é o seu tempo e o seu dinheiro.
2 – Organização do Negócio
Para crescer o negócio, tens que ter equipa de sucesso. E para teres uma equipa de sucesso, tens que sistematizar. Simples, assim!
Só consegues crescer com equipa, então é importante investires o teu tempo a sistematizar o negócio para delegar. O pior é ver pessoas recrutadas que nem sabem o que vão fazer, como fazer.
É importante organizares o trabalho de quem está sob a tua alçada.
Como começar? Lista as 5 tarefas rotineiras que mais tempo te ocupam e detalha o passo a passo até à sua finalização.
3 – Ambição de Crescimento
Ser Empresária é contribuir para a economia do nosso país com a criação de emprego para outros.
Se neste momento não tens dinheiro para pagar a ninguém começa por calcular o tempo que demoras a fazer as 5 tarefas rotineiras. Multiplica pelo teu preço/hora (ou seja, o ordenado que queres ganhar do teu negócio a dividir por 160 horas) e vê quanto estás a desperdiçar ao executar pequenas tarefas.
Ao delegar essas tarefas rotineiras, vais passar a dedicar-te a tarefas que vão contribuir para o crescimento do teu negócio e que não podem ser delegadas – criação de conteúdos, criação de novos produtos/serviços, planeamento de estratégias, business plan do negócio, controlo orçamental, etc.
É dinheiro que estás a poupar e vais ganhar dinheiro mais rapidamente.
Podes pensar que não estás a ganhar tanto porque deixas de ter ordenado numa primeira fase, mas a verdade é que, ao não delegar e recrutar, vais acabar por não crescer tanto e vais perder dinheiro.
Sê ambiciosa para fazer crescer o teu negócio e sê profissional para criar uma equipa de sucesso!