Não conseguimos prever tempestades climáticas, mas conseguimos prevenir situações de crise no negócio. Mas a verdade é que em todas essas situações, há que manter o sangue e acionar o mindset de Empresária racional.
Deves gerir o teu negócio com razão e emoção, seguindo a intuição e ouvindo o coração, mas em momentos de tempestade o melhor é preferir a razão para olhar para as soluções e entrar em ação, sem ficar bloqueada pelo problema.
Por isso é que digo: é tudo uma questão de mindset.
E preparas o teu mindset com equilíbrio emocional através da meditação, da gratidão, mas também com a escolha de quem te rodeia, procurando estar com pessoas corajosas, ouvindo soluções para os desafios de outras empresárias, histórias de como os resolveram, estando dentro de uma comunidade até para pedires ajuda, orientações, conselhos. E claro que, tal como amadurecemos como pessoas à medida que vamos ganhando idade, nos negócios amadurecemos com a experiência e a prática.
E se ainda não tiveste tempestades no teu negócio, é porque ainda não estás cá há muito tempo.
Mas muitas empresárias bloqueiam à menor dificuldade. E nem precisa de ser com uma tempestade, basta ser uma chuvinha fraca.
Imagina que nas próximas 72h o teu negócio vai ter uma tempestade, uma crise:
- como vais lidar com os colaboradores, com os teus cientes?
- o que fazes no meio do caos?
- admites as irregularidades?
- assumes a responsabilidade?
- resolves a situação sem prejudicar ninguém, custe o que custar para ti?
Tudo isto é hipotético, mas a verdade é que tempestades acontecem – tivemos a tempestade do COVID por exemplo.
As pequenas empresas muitas vezes sofrem com a falta de recursos, mas a verdade é que os microempresários ainda não consideram a preparação para crises como parte da sua competitividade.
Como agir em momentos de crise?
1. Fica calma e mantém sangue frio
2. Analisa quaisquer potenciais problemas
3. Implementa um Plano de Emergência de Negócios
4. Envolve os teus colaboradores como parte do Plano
5. Protege os colaboradores
6. Coloca em prática um plano de comunicação de crise (com clientes, equipa, fornecedores)
7. Mantém uma comunicação constante com o público – sê transparente
8. Protege os dados comerciais
9. Audita os ativos comerciais
10. Revê a apólice de seguro
+1. Cria um Plano de Reconstrução
Parece ridículo, mas tempestades, incêndios, assaltos, queda de mercadoria, tudo isto pode acontecer no teu negócio.
E mais vale prevenir do que remediar.