Porque será que há momentos no nosso negócio em que tudo flui e até parece que há pequenos milagres e outros momentos em que não vendemos rigorosamente nada?
Acredito sinceramente que os clientes que atraimos são um reflexo de nós próprias, das nossas caraterísticas, dos nossos medos e desejos. Se somos empresárias negativas e inseguras o mais provável é atrairmos clientes negativos e inseguros. Se somos positivas e optimistas vamos atrair clientes de bem com a vida.
Cada vez que recebes um pedido de informações, um não por parte de um potencial cliente, um elogio de um cliente, pensa na mensagem que está por trás relativamente ao que estás a fazer, a sentir, a pensar. Tudo está interligado.
Lembro-me que, quando estava a lidar com a doença do meu pai, tive muitas novas clientes que estavam a lidar de alguma forma com a mesma doença. Para onde te focas, a energia flui. Essa é que é essa!
Se compreendermos o nosso estado emocional, conseguimos compreender os resultados que temos nos negócios, certo?
Ora vejamos:
Se uma empresária sente-se confiante, veste-se melhor, maquilha-se, apresenta-se melhor e de forma mais segura, tem uma comunicação mais assertiva com projeção de voz. Essa confiança passa para quem a ouve e pode ser uma vantagem no momento da decisão do potencial cliente para comprar o produto/serviço.
Quando uma empresária está entusiasmada, mostra esse entusiasmo. A energia passa e o olho brilha. Sente-se a paixão pelo que vende e consegue mesmo incentivar à compra de forma muito leve, sem qualquer pressão.
Diariamente lidamos com um poço de desafios e temos que nos superar a nós mesmas. Há dias em que temos que nos obrigar a sair literalmente da cama. Será muito mais fácil ter resiliência e continuar a lutar pelos sonhos se nos sentirmos bem emocionalmente.
O equilíbrio das nossas emoções reflete-se na nossa qualidade de vida – quando estamos em stress, o que acontece? Vivemos em ansiedade. E o que acontece? Disparamos para todos os lados, ficamos com a visão nublada, a mente distrorcida, não conseguimos pensar. E claro que mente confusa, comunicação confusa. Como tal, menos vendas.
O nosso poder interior dá-nos autoconfiança porque acreditamos que somos capazes e vamos conseguir tudo. Essa convição transmite-se quando fazemos uma apresentação, quando entramos num direto, e em todas as nossas formas de comunicação.
Dito isto, se aprendermos a gerir as nossas emoções, conseguiremos atrair o cliente que desejamos! Concordas?