Quando criei o meu negócio em 2005, o hábito era pensar logo em ter um espaço. Criava-se a empresa e arranjávasse um espaço. Hoje em dia com o crescimento das plataformas digitais, já não é bem assim – se calhar começa-se por uma loja online e à medida que vai dando certo pensa-se no espaço físico.
Apesar da evolução muito positiva da quantidade de portugueses que fazem compras online, ainda estamos abaixo da média da União Europeia.
Um estudo feito por uma universidade da Suécia revela que são vários os fatores que influenciam os consumidores a fazer compras no offline e online. Os consumidores decidem selecionar o ambiente onde vão fazer a compra com base nas suas necessidades naquele momento, com base na sua experiência de compras, mas também de acordo com a sua conveniência, últimas tendências, preços e até descontos nos produtos e muito mais. O estudo sugere que os donos de negócios devem desenvolver um negócio híbrido que ofereça os seus produtos e serviços online e offline.
Mas quais são as vantagens de ter um espaço?
- Há uma separação mais explicita entre o mundo pessoal e o profissional, ou seja, sais de casa para ir trabalhar e até consegues ter horários (por vezes sé de entrada, é certo…) e não te desfocas com a casa e filhos porque são espaços separados
- A forma como recebes clientes e potenciais clientes é mais profissional, enquadrada num ambiente adequado, num ambiente personalizado, sem correres o risco do miúdo gritar ou de haver alguma interrupção desnecessária
- O espaço em si é organizado para o efeito – normalmente agarramos num espaço vazio que é pensado especificamente para o negócio
- Tens um local onde as pessoas se podem dirigir, tens uma exposição de produtos que podem tocar e experimentar
- As pessoas sabem o horário e sabem quando lá podem ir
- Tens a tua equipa mesmo ao teu lado, sendo mais fácil interagir, entreajudar-se, fazerem brainstorming, tirar dúvidas – podem até ter momentos de convívio, fazer ginástica e meditação juntos, podem ter um painel em que quer quiser vai colocando posts its com ideias; e podes também perceber quem está alinhado contigo ou não
- Os recursos são melhor aproveitados e podes até ter uma redução de custos (p.ex.: internet no espaço em vez de pagares acesso à net individual para cada colaborador, economato mais controlado)
E quais são as desvantagens de ter um espaço?
- Tens custos fixos – renda, água, luz, seguro da loja, alarme de incêndio e intrusão, manutenção dos extintores, limpeza dos filtros do ar condicionado, papel higiénico, sabonete e toalhetes de mãos, cafezinho, limpeza
- Podem haver custos de arranque do negócio – no meu caso tive duas lojas que aluguei em bruto que tive que fazer tudo – arquitecta, chão, paredes, pladur, tecto falso, instalação de ar condicionado, licença do condomínio, etc. Estes custos são € e tempo
- Existe um horário de abertura e encerramento – grande parte das lojas tem um horário de funcionamento, o que obriga a ter a porta aberta nessas alturas – no meu primeiro negócio era de 2ª a 6ª e sábado de manhã
- A qualquer momento és interrompida por clientes e potenciais clientes, mas também fornecedores sem hora marcada, e podes correr o risco das lojas vizinhas muito simpaticamente virem passar o tempo contigo, ou os mais idosos; Qualquer pessoa entra, não necessariamente clientes, e há quem se divirta apenas a pedir informações.
- Há sempre alguma situação para resolver – uma infiltração, a fechadura que avariou, o estore que se partiu, uma torneira perra, baratas que vêm parar ao teu espaço porque a câmara andou a fazer desbaratização na rua e elas entram nas lojas
- E depois tens custos fruto de descuidos – o autoclismo que ficou a correr o fim de semana todo e a conta da água dispara, o ar condicionado que ficou ligado a noite toda e quando chegas para além de estar um frio de rachar, tens uma conta da luz um bocadinho maior
- Outra desvantagem é que, como nos habituamos a usar portáteis, temos que andar para atrás e para a frente com o computador
- Como temos atendimento ao público temos que comprar com regularidade resmas de papel, papel higiénico, cafezinho, ou seja, temos que ir com regularidade ao supermercado, Staples, Makro, etc
- Tendo um espaço, temos que ter tempo para a respetiva limpeza e, quando não temos ninguém para o fazer, temos que ter energia
Já alguma vez tinhas pensado em todas estas variáveis?