És reclamadora?

Reclamar é um hábito que está praticamente no nosso DNA.

Reclamar é um hábito que está praticamente no nosso DNA.

Cedemos à reclamação com muita facilidade, principalmente quando estamos perante uma situação de dificuldade e não sabemos como resolver.

Agir a reclamar é normal!

E de alguma forma até nos ajuda a lidar com determinadas emoções e sentimentos. 

No entanto, quando vivemos o nosso dia a dia a reclamar de tudo e de todos, quando tudo e todos nos incomodam, quando nada nos agrada ou está bem, tornamo-nos reclamadoras patológicas e acabamos por afastar as pessoas à nossa volta.

Pior, como somos a média das 5 pessoas que nos rodeiam, influenciamos os outros e quando damos por ela a nossa relação já está tremida, os nossos filhos vivem a reclamar, temos equipas que reclamam, os clientes ligam a reclamar… Ahhhhhh!

Se a nossa reação é estar sempre chateada, zangada, entrar em discussão com a simples intenção de mostrar a todo custo que estamos certas, com toda a certeza que as pessoas vão-nos ver de forma negativa. E vão evitar estar connosco…

Mas se agirmos de forma madura, procurarmos resolver tudo na base do diálogo, sem levar nada para o lado pessoal, as hipóteses de nos respeitarem e de nos verem como pessoas positivas e profissionais, será muito maior.

Concordas?

E isto também se aplica aos teus filhos, à tua cara metade e à casa desarrumada.

Como conter a reclamação?

Inspira, respira e não pira!

Agora a sério, respira bem fundo e conta do 10 até ao 0.

Quando deres conta a vontade de reclamar já passou!

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