Depende!
Quando criei o meu negócio em 2005, o hábito era pensar logo em ter um espaço. Criava-se a empresa e procuravamos um espaço. Hoje em dia, com o crescimento das plataformas digitais, já não é bem assim; se tivermos um produto físico podemos abrir a loja no FB ou criar uma loja online.
E depois, à medida que o negócio se vai desenvolvendo, pensa-se na loja.
Claro que há negócios que é um requisito quase obrigatório ter espaço – por exemplo um cabeleireiro ou um restaurante.
As vantagens de ter um espaço físico são muitas, mas as desvantagens também existem e devem ser equacionadas.
Algumas Vantagens:
Para além de haver uma separação clara entre a vida pessoal e profissional, casa/trabalho, a forma como recebemos os nosso clientes é muito mais profissional e o ambiente é adaptado ao negócio. Por outro lado, as pessoas sabem onde se dirigir. Parecendo que não, quando compramos online até nos dá mais segurança saber que há uma localização real, uma loja.
Em termos de equipa é muito mais fácil conseguir a união e os recursos são melhor aproveitados.
Algumas Desvantagens:
Os custos de arranque podem ser elevados e temos custos fixos mensais. Pode haver determinadas situações extraordinárias, nomeadamente um vidro que se parte, o ar condicionado ligado a noite toda, etc. Por outro lado temos um horário definido que tem que ser cumprido, o que pode exigir mais staff a trabalhar connosco.
Algumas Recomendações:
Antes de avançares para o espaço físico, garante que tens um budget para sustentares todas as despesas mesmo que ainda não tenhas faturação. Tenta negociar uma renda flat a 5 anos e trabalha apenas por marcações. Desta forma, não estás presa a um horário.