Como calcular o preço do meu produto?

Num negócio o Lucro é Rei e depende do teu preço de venda!

Uma das dificuldades das empresárias é o cálculo do preço do que vendem.

Ao calcular o preço tens que ter em atenção algumas variáveis:

  1. Custos da produção
  2. Custos da entrega
  3. Mão de obra
  4. Impostos e Taxas

Para produzir e distribuir um produto/serviço temos que ter em consideração alguns custos que variam de acordo com a quantidade produzida, são os chamados custos variáveis. Estes custos incluem por exemplo o custo da compra do produto, os custos de matéria-prima ou de confeção, os portes de recebimento do produto, os gastos com embalagem, etc.

Para além disso, e de acordo com a área de atividade, podem existir impostos e taxas relacionados à venda e até à entrega. Veja-se o caso de um infoproduto que, ao estar alojado numa plataforma de distribuição de conteúdo, tem o custo de alojamento.

E também tenho que ter em consideração o custo da mão de obra. E se ainda és só tu no negócio, tens que te ter em consideração.

Imagina que vais a um restaurante e pagas por um prato 10€. Esses 10€ não se referem apenas à comida que tens no prato, mas sim 7€ (ingredientes, mão-de-obra) e despesas indiretas de 3€ (renda, impostos, seguros, comunicações do restaurante).

Mesmo olhando para os preços da concorrência é importante analisar o teu negócio, não só o que faz sentido para ti, o que é justo para o cliente, e o que dá lucro ao negócio.

Vejo muitas empresárias a alinharem os preços ao solicitado pelo mercado e depois andam com a corda no pescoço e acabam por não aguentar o barco. É por isso crucial definires os teus preços de acordo com os teus objetivos, de acordo com o ordenado que queres ter e o que queres pagar aos teus colaboradores. O importante é teres o lucro que queres no final do mês e do ano.

O que recomendo é a análise e um eventual aumento de preço com inclusão de bónus que acrescentem valor ao cliente, à transformação do teu avatar.

Mais importante do que o preço, é o cliente receber 10x mais valor.

Se atrais um cliente pelo preço, ele não terá qualquer dificuldade em deixar-te por um preço mais atrativo. Mas se o atrais pelo teu valor, pelo valor da transformação, do impacto que lhe provocas, mesmo sendo difícil suportar, vai pensar e repensar em deixar-te. Acredita!

E se conseguires trabalhar num oceano azul, tipo Cirque du Soleil, tornas-te numa expert onde nem precisas de justificar o preço. És e pareces o que realmente vales. E para isso é importante descobrires a tua identidade, trabalhares com autenticidade e criatividade, estares um passo à frente dos teus clientes e da concorrência.

Adorava saber como defines os teus preços Partilha comigo!

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