Ouvimos tanto falar de Business Plan, mas afinal o que é um Business Plan?
Um Business Plan é um documento que define ao detalhe os objetivos de uma empresa e como vai concretizá-los. É como se fosse um roteiro escrito para a empresa sob a perspetiva do marketing, das finanças, da produção e muito mais.
Não é necessário ser uma grande empresa para se ter um Business Plan. Uma start up ou até mesmo um freelancer deve ter um Business Plan.
Mas muitas vezes pedem-me Business Plans para saber a viabilidade financeira da empresa, para pedir um subsídio ou apoio, ou até financiamento. Nestes casos encaminho para outros colegas.
E porquê?
Porque o meu Business Plan é uma Visão de 12 meses e é táctico, estratégico e prático para ser usado 365 dias pelas empresárias.
Sim, empresárias! Porque é feito numa perspetiva mais feminina englobando o EU, o ECOSSISTEMA e o NEGÓCIO.
São vários os benefícios de teres um Business Plan no teu negócio:
- Maior Clareza
Um Business Plan pode trazer clareza no teu propósito, no teu caminho, na tomada de decisões sobre os principais aspectos do negócio, como investimentos e recursos. Enquanto desenhas o teu plano garantidamente vais conseguindo identificar prioridades e selecionar o que faz realmente sentido para ti
- Criação de um Plano de Marketing
O marketing é um dos pilares do teu negócio e como tal deve fazer parte do teu Business Plan. Ao debruçares tempo de qualidade a estudar o teu AVATAR, a definir uma promessa clara, específica e atrativa, vais promover o teu produto/serviço de forma eficaz, angariando leads qualificadas e implementando estratégias que convertem os leads em clientes e até em fãs.
- Ajuda a proteger talentos
Para um negócio ter sucesso, é vital atrair colaboradores e parceiros talentosos. Parte do objetivo de um Business Plan é ajudar a atrair o talento certo, na hora certa. É importante a equipa estar alinhada com os valores do negócio, os obejtivos da empresária e plano de ação.
- Fornece estrutura
Um Business Plan fornece estrutura ao negócio porque torna-se uma ferramenta de referência para manter o negócio a andar, a ser gerida no dia-a-dia tendo em consideração os objetivos e as ações a serem implementadas. Quando é usado corretamente, de forma prática, e consultado regularmente, pode ajudar a medir, a tomar decisões adquadas e a gerir as suas áreas prioritárias de foco.
- Apoio ao Financiamento
No meu primeiro negócio o Business Plan foi crucial para obter financiamento para o investimento no negócio. No entanto serviu apenas para isso porque ao longo do ano nem me lembrei dele. Por isso é que hoje em dia ensino empresárias a desenharem e utilizarem a sua Visão de 12 meses que as ajuda a manterem-se focadas e disciplinadas na conquista dos seus objetivos.
Embora sejam especialmente úteis para novos negócios, todas as microempresárias devem ter um Business Plan. Idealmente, o plano é revisto e atualizado periodicamente (trimestralmente por exemplo) para refletir as metas que foram alcançadas ou alteradas.
Partilha comigo: já fizeste um Business Plan prático que consultas com regularidade? Qual o resultado no final de cada ano quando usas o Business Plan?