Grande parte das EMPRESÁRIAS não faz a menor ideia do que quer num novo mês.
Quando lhes pergunto por objetivos, falam-me de estratégias e de tarefas.
“Vou fazer um ebook, vou fazer lives, vou criar um programa”
Isso é fantástico!
Mas para que vai servir o ebook, as lives, o programa?
Para ter mais clientes, bem sei.
Mas o que adianta ter muitos clientes, se não tens lucro?
De que vale ter seguidores, se não tens pagadores?
Quando falamos de objetivos, é como por exemplo querer fazer uma maratona, em que vou definindo pequenas metas mais pequenas. Por exemplo uma semana corro 3 kms, na seguinte 4 kms, e por aí fora até chegar aos quilómetros da maratona com toda a preparação física que preciso. E depois temos as estratégias que pode ser uma dieta alimentar específica, a utilização de equipamento próprio, o acesso a uma app de monitorização. E depois temos as tarefas para implementar essas estratégias, como por exemplo marcar uma consulta no nutricionista, estudar qual o melhor equipamento, comprar o equipamento, procurar a app, instalar a app, e por aí fora.
Mas podes estar a perguntar:
Porque é que precisas de estabelecer metas?
Para saberes para onde vais!
Qualquer negócio gerido de forma profissional tem que ter clareza do propósito. Não é à toa que encontramos nos sites de muitas empresas a Missão, a Visão e os Valores alinhados à Missão e Visão.
Quando começas a contratar colaboradores, eles têm que saber o que pretendes da empresa. Caso contrário, estás tu a conduzir o carro para um lado e eles a empurrar para outro.
Nunca abras a porta do novo mês sem saberes o que queres.
E não estamos a falar apenas de Vendas e #Clientes.
Se és Me, Myself & I, e se o teu negócio ainda não está formalizado como empresa, precisas de definir o ordenado que te vais pagar no último dia do mês.
Pelo menos estes 3 objetivos devem ser definidos.
Não te falei de Lucro, mas claro que mais importante que a Faturação é o Lucro, mas começa com pequenos passos.