Reclamar é um hábito que está praticamente no nosso DNA.
Cedemos à reclamação com muita facilidade, principalmente quando estamos perante uma situação de dificuldade e não sabemos como resolver.
Agir a reclamar é normal!
E de alguma forma até nos ajuda a lidar com determinadas emoções e sentimentos.
No entanto, quando vivemos o nosso dia a dia a reclamar de tudo e de todos, quando tudo e todos nos incomodam, quando nada nos agrada ou está bem, tornamo-nos reclamadoras patológicas e acabamos por afastar as pessoas à nossa volta.
Pior, como somos a média das 5 pessoas que nos rodeiam, influenciamos os outros e quando damos por ela a nossa relação já está tremida, os nossos filhos vivem a reclamar, temos equipas que reclamam, os clientes ligam a reclamar… Ahhhhhh!
Se a nossa reação é estar sempre chateada, zangada, entrar em discussão com a simples intenção de mostrar a todo custo que estamos certas, com toda a certeza que as pessoas vão-nos ver de forma negativa. E vão evitar estar connosco…
Mas se agirmos de forma madura, procurarmos resolver tudo na base do diálogo, sem levar nada para o lado pessoal, as hipóteses de nos respeitarem e de nos verem como pessoas positivas e profissionais, será muito maior.
Concordas?
E isto também se aplica aos teus filhos, à tua cara metade e à casa desarrumada.
Como conter a reclamação?
Inspira, respira e não pira!
Agora a sério, respira bem fundo e conta do 10 até ao 0.
Quando deres conta a vontade de reclamar já passou!