Como gerir com sucesso um MicroNegócio

É importante começar o negócio com uma visão clara do que queres, e com um business plan em que fazes a análise SWOT, estudes a concorrência e o mercado, que definas os objetivos, e por aí fora, mas há mais alguns elementos a ter em consideração para o sucesso do teu negócio.

Como costumo dizer podes ter uma microestrutura no teu negócio, mas não tens que ter microresultados!

Muitas pessoas pensam que basta abrir uma porta de loja ou criar uma página de facebook para ter sucesso. Eu, Sofia, me confesso… fui uma delas: era abrir o meu centro e até faziam fila à porta… Mas passados 3 meses népias, nem um aluno!

Eu tinha uma licenciatura em Organização e Gestão de Empresas e posso dizer-te que foi uma ilusão ainda maior. Ninguém está preparado para gerir um negócio e muito menos com o que aprendemos na faculdade. Não é que nos ensinem algo de errado, pelo contrário, mas não aprendemos a gerir um negócio do zero, com todas as burocracias e desafios inerentes, e com escassos recursos (RH, tempo, € por exemplo).

É importante começar o negócio com uma visão clara do que queres, e com um business plan em que fazes a análise SWOT, estudes a concorrência e o mercado, que definas os objetivos, e por aí fora.

Mas ao longo da gestão do negócio, é crucial:

  • seres organizada: cria uma lista de tarefas diária e mantém-te focada em cumpri-las
  • sê criativa: sai fora da caixa e do expetável
  • concentra-te: desenvolve a capacidade de saberes dizer não a tudo o que te distrai
  • prepara-te para te sacrificares: numa fase inicial o negócio é exigente e temos que trabalhar arduamente
  • sê genuína: mantém a tua autenticidade
  • sê consistente: mantém uma disciplina fanática no teu negócio
  • controla e analisa: coloca na tua agenda um bloco semanal para controlares os KPIs e analisar o teu negócio
  • aprende e aplica: o teu negócio vai crescer à medida do crescimento do teu conhecimento e da forma como o aplicas
  • prepara-te para seres flexível: por vezes temos que nos adaptar a acontecimentos internos e/ou externos, ou redefinir rotas e estratégias
  • escreve o teu plano: o business plan para começar é fantástico mas mais importante é teres um plano táctico a curto prazo, detalhado numa só folha, para utilizares todas as semanas.
  • envolve a tua equipa: orienta a tua equipa de acordo com a tua missão e os teus objetivos, envolvendo-a e ouvindo-a, e delegando projetos e tarefas
  • foca-te no resultado do resultado: mais importante do que número de seguidores, é a transformação que lhes provocas; mais importante que a faturação é o lucro líquido do negócio

E, por ultimo, DIVERTE-TE!

Trabalhar com prazer e com paixão é um privilégio.

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