Nesta fase da nossa vida, fazer crescer os nossos negócios sem o apoio das redes sociais é dinheiro deitado à rua. Não estou a dizer que deves estar dependente a 100% de plataformas que não controlas, mas deves estar presente numa base regular e consistente.
A questão é a nossa falta de tempo, certo?
Mas há algumas dicas que podes começar a implementar:
1. Seleciona as plataformas
Para selecionares as plataformas onde deves estar, pensa no teu Avatar: onde é que ele está? No início pode ser complicado estares em todas essas plataformas, então seleciona algumas e depois vais aumentando até dominares esta arte de gestão do teu tempo.
2. Calendário de publicações
Se nunca fizeste começa por um calendário semanal, depois podes passar a quinzenal e depois a mensal.
No calendário vais colocar os dias da semana de 2ª feira a domingo e os horários das publicações.
Não te esqueças de adicionar datas celebrativas que são relevantes para a tua audiência e relacionadas com o teu negócio e/ou avatar.
3. Produção de Conteúdo
Começa por pensar nos temas de acordo com o que ouves do teu avatar. Para isso, podes fazer questionários através do google form a quem entra na tua lista ou assiste às tuas lives, podes fazer caixas de perguntas nos stories.
Sempre que leres um artigo ou um livro, visualizares um filme, fores a algum lado pensa em conteúdos que poderiam estar relacionados, ou como podes fazer comparações engraçadas.
Vai adicionando esses temas numa lista para usares no momento de planeamento do calendário. E o mesmo com as imagens: vai tirando fotos para usares como ambiente nos stories e no feed, vai fazendo vídeos informais que podes usar nos stories, filma os bastidores, e vai reservando na cloud para usares mais tarde.
Cada post deve ter um determinado objetivo e um CTA (call to action): pode ser para deixarem uma reação (like, comentário), pode ser para fazerem download do ebook que está na bio, pode ser para guardar o carrossel para usar depois.
4. Forma do conteúdo
Depois de escolhidos os temas, pensa como vais divulgá-lo: através de imagens? vídeos? artigos? Podes inclusivamente escrever um artigo para o teu blog que transformas num vídeo longo para o YouTube, partes em pequenos nuggets, fazes um carrossel e ainda 2-3 posts de imagens. Tudo relacionado com o artigo do blog. Ou seja, um artigo é reutilizado em n posts.
Um mesmo vídeo também pode ser usado de formas diferentes: podes partilhar o link do vídeo do YouTube numa plataforma e o vídeo editado noutra.
5. Sê consistente
O planeamento é mesmo importante para garantires a consistência de publicações. A audiência não quer acompanhar alguém que uma vez por semana vai lá colocar alguma coisa. Só assim vais conseguir envolver mais e mais pessoas e desta forma aumentar o alcance orgânico das publicações.
E quando estamos a falar de conteúdo não é comercial, é conteúdo de qualidade, informativo, que de alguma forma impacte quem o lê. Claro que de vez em quando deves fazer a venda, deves partilhar testemunhos, mas grande parte do conteúdo será no sentido de servir.
6. Agendar publicações
Não fiques em stress todos os dias porque tens que publicar àquela hora. O fantástico é que temos ferramentas que nos ajudam no agendamento. Por exemplo o Business Suite do FB/IG, o Business Creator do FB/IG, o Hootsuite.
Com a experiência vais descobrindo as melhores horas de publicação até porque as próprias plataformas te facultam essa estatística.
7. MUITO IMPORTANTE
Antes de qualquer publicação, confirma a ortografia.
8. Bloqueia agenda
Se ainda fazes tudo sozinha bloqueia a tua agenda para produzires conteúdo, para fazeres os layouts, para agendares as publicações.
Tudo demora o seu tempo e se não estiver na agenda dificilmente será cumprido.
9. Pede ajuda
Por vezes temos mesmo que delegar esta função. Sou apologista que a criação de conteúdo deve estar nas mãos de quem comanda o negócio. Costumo dizer que é dinheiro que estamos a delegar a outra pessoa e é um tema sensível para o crescimento do nosso negócio. Mas podes delegar conteúdo já escrito para ser editado e agendado, e já é muito tempo poupado que podes usar para outras tarefas essenciais à evolução do teu negócio.
10. Audita-te
De vez em quando é necessário colocarmo-nos do lado dos seguidores e auditar as nossas redes sociais e o conteúdo que publicamos.
Diariamente, ou pelo menos uma vez por semana, deves controlar os KPIs das redes sociais: seguidores, likes, comentários, etc.
Acredito que estejas a pensar: eu já sei isto tudo, este artigo não acrescentou nada.
Então a pergunta que tenho para ti é:
Se já sabes tudo, porque não fazes tudo?
Neste vídeo partilho contigo dicas para estares
sempre presente nas tuas redes sociais.
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