A tua marca pessoal é tão importante
como a tua marca empresarial!
É cada vez mais difícil as marcas destacarem-se. Parece que quando uma tendência vira moda, o mercado acaba por ficar saturado.
Muitos empreendedores escondem-se por detrás da marca que criaram com muito orgulho, mas cada vez mais os nossos seguidores querem conhecer-nos, querem saber mais sobre nós e o que fazemos.
Num relatório do Impact Learning Center percebemos que os consumidores têm 82% mais probabilidade de confiar numa empresa se o CEO for ativo nas redes sociais, mas, por agora, apenas um em cada cinco CEOs usa as redes sociais para se conectar com os seus clientes.
Ao construíres a tua marca pessoal estás a criar confiança, mas também crias uma diferenciação face à concorrência.
Quando estamos num mercado saturado, a confiança do consumidor reside nas marcas pessoais que eles conhecem e seguem.
Não quer dizer que tenhamos que ser celebridades reconhecidas mundialmente para que a nossa marca pessoal funcione. Mas exige estarmos nas plataformas e produzirmos conteúdo de qualidade e de forma consistente. Conteúdo que gere interação por parte do nosso público.
Porque são as nossas histórias, as nossas experiências que vão impactar na audiência e fazê-las adquirir um produto/serviço em vez de outro. Aliás neurologicamente o cérebro humano tem 22 vezes mais probabilidade de se lembrar de histórias do que de fatos.
Neste mundo online em que oferecemos cursos online, é mais fácil a nossa audiência investir em quem conhece, em pessoas, e não apenas em ideias. Os clientes preferem uma fonte pessoal que compreenda melhor as suas necessidades do que uma empresa que oferece o mesmo a todos, e alguém que lhes permite ter a liberdade para crescerem da forma como quiserem.
Por outro lado, as pessoas procuram autenticidade. Com uma marca pessoal consegues ser genuinamente tu própri@. Numa marca empresarial o cliente percebe que o lucro é o único objetivo por trás da venda. Uma marca pessoal tem como objetivo principal a transformação da pessoa e isto está inerente à comunicação.
Determinar o valor do produto/serviço é uma das coisas mais difíceis numa marca empresarial porque temos que analisar a concorrência, os preços do mercado. Numa marca pessoal o valor é o mais importante e o preço é facilmente ajustado devido ao elevado nível de confiabilidade e autenticidade que os clientes percepcionam.
Com a tua marca pessoal consegues destacar-te num determinado nicho de mercado e seres reconhecido como um especialista nessa área, o que vai atrair mais pessoas que valorizam o teu trabalho
Neste momento há uma tendência para a marca pessoal ser mais importante que a marca empresarial.