As habilidades que as pessoas mais produtivas dominam

Costumas sentir-te stressada com muito trabalho, muitas responsabilidades, cada vez mais tarefas e menos tempo para as realizar? Estas são as habilidades que as pessoas mais produtivas dominam e que tu também podes aprender

Costumas sentir-te stressada com muito trabalho, muitas responsabilidades, cada vez mais tarefas e menos tempo para as realizar?

Para diminuíres o teu nível de stress e melhorar a tua produtividade há que saber gerir bem o tempo, mas a gestão excecional do teu tempo começa com o domínio de algumas habilidades.

Sim, porque também tu podes desenvolver as habilidades que são a base das pessoas mais produtivas em todo o mundo.

Não estou a falar de apps e não estou a falar de técnicas. Estou a falar de habilidades.

Porque mesmo que tenhas a melhor app de gestão de tempo ou apliques a melhor técnica, se não tiveres as habilidades adequadas de gestão de tempo, simplesmente não terás a capacidade de planear e gerir o teu tempo de forma inteligente e de forma consistente.

E também não tem a ver com personalidades.

São habilidades.

Felizmente, as habilidades são muito mais fáceis de aprender do que uma personalidade pode ser mudada. Podes adquirir novas habilidades aprendendo e praticando, que também demora o seu tempo consoante a tua disciplina e a tua capacidade de não desistir.

  • Uma habilidade é a habilidade de fazer alguma coisa (nadar).
  • Uma técnica é uma forma eficiente de colocar uma habilidade em prática, uma melhor prática (mariposa).

No caso da gestão do tempo:

  • Habilidades de gestão de tempo: planear, delegar
  • Técnicas de gestão de tempo: técnica Pomodoro, matriz de Eisenhower
  • Ferramentas de gestão de tempo: agenda, calendário google

Que habilidades de gestão de tempo é que são importantes desenvolveres?

Vou dar-te apenas alguns exemplos das que considero serem as mais importantes, mas há mais.

  • Planeamento
  • Tomada de decisão sobre como usas o teu tempo de acordo com a importância e urgência das tarefas
  • Respeito pelo teu tempo e a tua capacidade de saber dizer não
  • ‍Delegar e terceirizar tarefas
  • ‍Construir um sistema e segui-lo consistentemente – ex.: usar a tua agenda com blocos de tempo, listar as tuas tarefas e espalhá-las na semana, respeitar o início e fim de cada tarefas e por aí fora

Em 2019 a habilidade de saber gerir o tempo foi uma das habilidades mais exigidas nos processos de recrutamento.

E uma vez adquirida pode ser utilizada em qualquer área de atividade, função, negócio.

Se estás a atualizar o teu curriculum, deves incluir essas habilidades de gestão do tempo, mas provando com exemplos. Tem que ser mesmo real.

E há coisas que podes começar a fazer já para desenvolveres essas habilidades:

  • Perceber a diferença entre tarefas urgentes e importantes, não genericamente, mas as que tens no teu dia a dia
  • Fazer as tarefas mais exigentes no bloco de tempo em que sabes que és mais produtiva
  • Planear a tua agenda e não falhar deadlines nos horários das tarefas

Se quiseres mais dicas para desenvolveres as tuas habilidades e aprenderes técnicas de gestão de tempo, clica aqui

Follow & Like
fb-share-icon

Partilhar:

Categorias

Mais artigos

Envia-me uma mensagem