Costumas sentir-te stressada com muito trabalho, muitas responsabilidades, cada vez mais tarefas e menos tempo para as realizar?
Para diminuíres o teu nível de stress e melhorar a tua produtividade há que saber gerir bem o tempo, mas a gestão excecional do teu tempo começa com o domínio de algumas habilidades.
Sim, porque também tu podes desenvolver as habilidades que são a base das pessoas mais produtivas em todo o mundo.
Não estou a falar de apps e não estou a falar de técnicas. Estou a falar de habilidades.
Porque mesmo que tenhas a melhor app de gestão de tempo ou apliques a melhor técnica, se não tiveres as habilidades adequadas de gestão de tempo, simplesmente não terás a capacidade de planear e gerir o teu tempo de forma inteligente e de forma consistente.
E também não tem a ver com personalidades.
São habilidades.
Felizmente, as habilidades são muito mais fáceis de aprender do que uma personalidade pode ser mudada. Podes adquirir novas habilidades aprendendo e praticando, que também demora o seu tempo consoante a tua disciplina e a tua capacidade de não desistir.
- Uma habilidade é a habilidade de fazer alguma coisa (nadar).
- Uma técnica é uma forma eficiente de colocar uma habilidade em prática, uma melhor prática (mariposa).
No caso da gestão do tempo:
- Habilidades de gestão de tempo: planear, delegar
- Técnicas de gestão de tempo: técnica Pomodoro, matriz de Eisenhower
- Ferramentas de gestão de tempo: agenda, calendário google
Que habilidades de gestão de tempo é que são importantes desenvolveres?
Vou dar-te apenas alguns exemplos das que considero serem as mais importantes, mas há mais.
- Planeamento
- Tomada de decisão sobre como usas o teu tempo de acordo com a importância e urgência das tarefas
- Respeito pelo teu tempo e a tua capacidade de saber dizer não
- Delegar e terceirizar tarefas
- Construir um sistema e segui-lo consistentemente – ex.: usar a tua agenda com blocos de tempo, listar as tuas tarefas e espalhá-las na semana, respeitar o início e fim de cada tarefas e por aí fora
Em 2019 a habilidade de saber gerir o tempo foi uma das habilidades mais exigidas nos processos de recrutamento.
E uma vez adquirida pode ser utilizada em qualquer área de atividade, função, negócio.
Se estás a atualizar o teu curriculum, deves incluir essas habilidades de gestão do tempo, mas provando com exemplos. Tem que ser mesmo real.
E há coisas que podes começar a fazer já para desenvolveres essas habilidades:
- Perceber a diferença entre tarefas urgentes e importantes, não genericamente, mas as que tens no teu dia a dia
- Fazer as tarefas mais exigentes no bloco de tempo em que sabes que és mais produtiva
- Planear a tua agenda e não falhar deadlines nos horários das tarefas