Pessoalmente considero o meu Business Plan uma ferramenta, mas também uma estratégia.
Uma estratégia de crescimento – o meu crescimento pessoal e o crescimento do meu negócio.
Sempre que o desenho, que o utilizo, que o analiso, que o refaço, estou a subir um degrau no meu conhecimento e sabedoria, e na minha experiência.
E o meu negócio cresce comigo.
Porque digo isto?
Porque se eu não crescer, o meu negócio não cresce.
O meu lema é Ser para Ter.
Já Benjamin Franklin dizia:
se falhas em planear, planeias falhar.
Benjamin Franklin
E acredito nisso.
Quem não planeia o seu sucesso, planeia o seu fracasso.
E isto é o que distingue negócios de sucesso de negócios com menos sucesso.
Porque é que o Business Plan é a chave para o sucesso do teu negócio?
Porque estudas a concorrência, mas acima de tudo para compreenderes o teu AVATAR e para aprenderes a falar a sua linguagem, para compreenderes as suas dores e desejos, porque não consegue dormir à noite, qual o grande resultado que procura, a transformação que deseja.
Quando crias o teu Business Plan compreendes a viabilidade que tem.
É aqui que percebemos que pode ter potencial mas que é necessário grandes recursos, ou que é um negócio de margens reduzidas com grandes necessidades do teu tempo. E na fase de arranque pode ser decisivo para perceberes se deves ou não arriscar.
Mas também pode ser interessante para atrair investidores e parceiros. Nenhum investidor assumirá um compromisso financeiro a menos que tenhas um Business Plan claro e conciso com projeção de lucro vs investimento.
Com o Business Plan também percebes quais as melhores estratégias de marketing e de vendas, e que formação necessitas.
Faz sentido para ti?