Sabes o que os pilotos, os cirurgiões, os arquitetos têm em comum?
CHECKLISTs!
Se todos eles utilizam esta ferramenta, porque não utilizá-la nos nossos negócios?
Como é que uma checklist pode melhorar o teu negócio?
Todos nós fazemos constantemente tarefas de forma repetida:
Numa loja, o abrir e fechar a loja.
Num escritório, a emissão de faturas.
Num cabeleireiro, a contagem de stock.
Por muito que façamos de forma repetida, é normal alguma coisa ficar esquecida.
Vejamos o nosso exemplo pessoal:
quando viajamos, não acontece esquecermos de alguma coisa? A pasta de dentes, o pijama?
No nosso negócio acontece exatamente a mesma coisa.
Daí usarmos as checklists como listas de verificação com vários benefícios:
1. Organização:
as checklists ajudam-nos a sermos mais organizad@s. Desta forma colocamos todas as tarefas num só local e evitamos o esquecimento de alguma tarefa
2. Motivação:
as checklists são super motivadoras, incentivam-nos a concluir tarefas só para termos aquele prazer de riscar tudo até ficar concluído
3. Produtividade:
ao fazer checklists para atividades repetidas tornamo-nos mais rápidos e eficientes, contribuindo para um dia mais produtivo
4. Criatividade:
as checklists permitem-nos dar asas à criatividade. Como somos mais rápidos a fazer as tais atividades repetidas, a nossa mente fica com mais clareza, mais espaço para criar
5. Delegar:
as checklists são excelentes para delegarmos tarefas à nossa equipa, dando aos colaboradores a segurança que necessitam para as concretizar mas também a liberdade para incluírem outros passos. Por outro lado, as equipas tornam-se mais produtivas, sendo a comunicação mais clara, e o negócio mais rentável
6. Urgências:
as checklists podem ser criadas e utilizadas para situações de urgência. Sempre que acontece algo fora do normal dentro do negócio, pode ser incluído numa checklist. Desta forma se ocorrer na ausência d@ empreendedor@, os colaboradores já sabem como agir (ex.: alarme de incêndio que dispara sem razão aparente, aparece um distribuidor a fazer uma entrega contra pagamento em numerário e não há dinheiro em caixa, etc)
7. Excelência:
as checklists permitem-nos atingir um maior nível de profissionalismo e excelência. O serviço ao cliente é um elemento diferenciador que pode alcançar um nível extraordinário com a utilização de checklists
Dicas para criares checklists poderosas:
- Pega numa atividade complexa e divide-a em pequenas tarefas e etapas simples
- Cria checklists curtas (até 10 itens)
- Utiliza uma linguagem simples e clara