Como é que uma checklist pode melhorar o teu negócio?

Sabes o que os pilotos, os cirurgiões, os arquitetos têm em comum? CHECKLISTs! Se todos eles utilizam esta ferramenta, porque não utilizá-la nos nossos negócios? Como é que uma checklist pode melhorar o teu negócio?

Sabes o que os pilotos, os cirurgiões, os arquitetos têm em comum?

CHECKLISTs!

Se todos eles utilizam esta ferramenta, porque não utilizá-la nos nossos negócios?

Como é que uma checklist pode melhorar o teu negócio?

Todos nós fazemos constantemente tarefas de forma repetida:

Numa loja, o abrir e fechar a loja.

Num escritório, a emissão de faturas.

Num cabeleireiro, a contagem de stock.

Por muito que façamos de forma repetida, é normal alguma coisa ficar esquecida.

Vejamos o nosso exemplo pessoal:

quando viajamos, não acontece esquecermos de alguma coisa? A pasta de dentes, o pijama?

No nosso negócio acontece exatamente a mesma coisa.

Daí usarmos as checklists como listas de verificação com vários benefícios:

1. Organização:

as checklists ajudam-nos a sermos mais organizad@s. Desta forma colocamos todas as tarefas num só local e evitamos o esquecimento de alguma tarefa

2. Motivação:

as checklists são super motivadoras, incentivam-nos a concluir tarefas só para termos aquele prazer de riscar tudo até ficar concluído

3. Produtividade:

ao fazer checklists para atividades repetidas tornamo-nos mais rápidos e eficientes, contribuindo para um dia mais produtivo

4. Criatividade:

as checklists permitem-nos dar asas à criatividade. Como somos mais rápidos a fazer as tais atividades repetidas, a nossa mente fica com mais clareza, mais espaço para criar

5. Delegar:

as checklists são excelentes para delegarmos tarefas à nossa equipa, dando aos colaboradores a segurança que necessitam para as concretizar mas também a liberdade para incluírem outros passos. Por outro lado, as equipas tornam-se mais produtivas, sendo a comunicação mais clara, e o negócio mais rentável

6. Urgências:  

as checklists podem ser criadas e utilizadas para situações de urgência. Sempre que acontece algo fora do normal dentro do negócio, pode ser incluído numa checklist. Desta forma se ocorrer na ausência d@ empreendedor@, os colaboradores já sabem como agir (ex.: alarme de incêndio que dispara sem razão aparente, aparece um distribuidor a fazer uma entrega contra pagamento em numerário e não há dinheiro em caixa, etc)

7. Excelência:

as checklists permitem-nos atingir um maior nível de profissionalismo e excelência. O serviço ao cliente é um elemento diferenciador que pode alcançar um nível extraordinário com a utilização de checklists

Dicas para criares checklists poderosas:

  • Pega numa atividade complexa e divide-a em pequenas tarefas e etapas simples
  • Cria checklists curtas (até 10 itens)
  • Utiliza uma linguagem simples e clara
Follow & Like
fb-share-icon

Partilhar:

Categorias

Mais artigos

Envia-me uma mensagem