FRANCHISING – SIM ou Não?

FRANCHISING – Sim ou Não? Vantagens e Desvantagens?

FRANCHISING – Sim ou Não? Vantagens e Desvantagens?

Em 2005 quando comecei a pensar em criar um negócio próprio, confesso que pouco ou nada sabia de negócios. Tinha o desejo de mudar de vida, de agarrar nas minhas competências, dedicação e capacidade de trabalho para montar algo meu, mas, como costumo dizer, sou de gestão e de gestão não sabia nada.

Comecei a ver franchises na net, mas sinceramente nem me recordo como aconteceu. Sabia que queria algo relacionado com matemática e com crianças. E porquê? Porque sempre adorei matemática e talvez por estar grávida 😊. E esta é uma dica que gosto de dar: se queres criar um negócio e não sabes o quê, pensa numa paixão que tens.

Em 2006 fiz a inauguração do meu centro de ensino de matemática e adivinhem? Foi um sucesso! Imensos amigos e… zero clientes.

As semanas iam passando e nada acontecia. Até apareciam pedidos de informação mas os pais não queriam aulas de grupo para estimulação matemática e de raciocínio lógico, ou seja, no papel o Business Plan era espetacular mas a mentalidade real das pessoas não estava realmente preparada para receber aquele produto, ou eu não tinha a maturidade que necessitava para levar à conversão.

Percebi rapidamente que tinha que fazer uma mudança e tomei a decisão de adquirir outra licença da mesma empresa: ensino de Inglês a partir dos 3 meses.

A partir daí vi alunos a entrarem e vi transformações a começar a acontecer.

Passados 6 meses de ter aberto o meu centro, a casa mãe convidou-me para ser master franchisor. Comecei com a região de Lisboa para perceber se de facto tinha perfil para aquele papel e mais tarde avancei para master franchisor do país.

Foram 10 anos de muito crescimento pessoal e profissional – de competências, de liderança, de gestão de poucos recursos, de lidar com frustrações e expetativas minhas e dos outros, o lidar com um público tão delicado como são as crianças e pais, e por aí fora.

Quem Sou Eu?

Mas ao longo desta década encontrei muitas parcerias, com outros master franchisors da rede em todo o mundo, com master franchisors de outras redes em Portugal, com a Associação e Instituto de Franchise, e ouvindo outros franchisados da rede e fora da minha rede para ir melhorando a minha forma de trabalhar e de servir os outros.

Claro que tenho a minha opinião sobre o conceito de Franchising e, com base na minha experiência, partilho aqui contigo: FRANCHISING – Sim ou Não? Vantagens e Desvantagens?

Vantagens:

Normalmente são negócios chave na mão, que incluem formação técnica e de gestão de negócio, com um sistema de apoio, não sendo necessário experiência por parte dos franchisados. Já está tudo pensado, desde branding, documentos, sistemas de faturação, decoração de espaços, etc.

É uma excelente forma de começar um negócio, já que oferece a independência de um pequeno negócio com os benefícios de uma grande rede de negócios.

Os franchises costumam ter uma taxa de sucesso maior que uma start-up.

Como já há pelo menos um caso de sucesso (master franchisor), pode ser mais fácil obter financiamento para este tipo de negócio, havendo ainda a vantagem de integrar uma rede com reputação e imagem já construída.

Desvantagens:

Para entrarmos numa rede de franchising é necessário assinar um contrato com o master franchisor ou casa-mãe, mediante o pagamento da licença de franchise.

Esse contrato define direitos e deveres, nomeadamente objetivos e regras de utilização da marca, sistemas de trabalho, produtos, serviços. É um contrato muito detalhado e exigente.

O contrato também define o valor ou percentagem dos royalties (normalmente sobre a faturação) e do fundo de marketing pagos ao master franchisor ou à casa-mãe, mensal ou trimestralmente.

Sendo um franchise, normalmente há definição de zonas geográficas que não podem ser ultrapassadas pelos franchisados.

É preciso estar ciente que não há obrigatoriedade de renovação de contrato e que após o término do contrato, o franchisado pode não ter permissão para continuar na mesma área de negócio durante alguns anos. Também as bases de dados não lhe pertencem.

Outra questão é que a performance de um franchisado pode prejudicar a rede e consequentemente a tua imagem.

O facto de integrar uma rede de franchise não dá qualquer garantia de sucesso ao franchisado. Todas as ferramentas e apoio são-lhe facultados, mas o franchisado tem que perceber que tem que fazer a sua parte para angariar, converter e manter os seus clientes satisfeitos.

A maior desvantagem é que o negócio não pertence ao franchisado e não é um negócio escalável.

Uma recomendação final que gostaria de te dar:

Antes de assinares o contrato, pesquisa o máximo na net e fala com atuais e ex franchisados e com clientes da rede, para teres uma base para tomares uma decisão consciente.

Tal como escrevi anteriormente, pessoalmente cresci imenso e não te poderia dar este feedback sem ter passado por estas etapas. Nunca conseguiria ter o meu negócio hoje, com a minha marca, se não tivesse aprendido imenso nessa década.

Espero sinceramente que te tenha sido útil.

Alguns Sites úteis:

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