8 Mitos da Gestão de Tempo

Sim, também há mitos quando se fala de Gestão de Tempo. Bora lá divertirmo-nos um bocadinho a revelar estes mitos :)

Sim, também há mitos quando se fala de Gestão de Tempo. Bora lá divertirmo-nos um bocadinho a revelar estes mitos 🙂

1 – Há um momento na nossa vida em que todas as tarefas ficam terminadas

Será? Não me parece… Nem as pessoas mais produtivas têm sempre tudo feito. Talvez uns 90%… Isto porque os nossos recursos não são ilimitados. E conseguimos esse nível de sucesso porque arranjamos estratégias para sermos mais rápidos ou não fazer algumas tarefas, delegando, colocando de lado.

2 – Não te distraias com emails, telefonemas, reuniões e notificações

Depende! Será que esses elementos não fazem parte das nossas vidas e dos nossos negócios? Será que não precisamos deles para faturar, para viver, para nos divertir? Quando dizemos que são distrações estamos a diminuir a sua importância, então devemos dar o foco necessário no momento certo.

3 – Existe um sistema de gestão de tempo perfeito

Será? Será que o sistema que funciona para mim de forma perfeita vai funcionar para ti da mesma maneira? Depende da nossa personalidade, até do nosso humor e ciclo menstrual, depende de onde estamos e com quem estamos. Na minha opinião devemos aprender e adaptar a nós próprias, respeitando-nos em primeiro lugar.

4 – Os resultados resultam de trabalho focado

Sim, posso ser mais produtiva quando estou completamente concentrada, mas na verdade sou muito mais criativa nos momentos em que me sinto descontraída. E o que criatividade tem a ver com resultados? Tudo! É o primeiro passo para ter a ideia, que faz popup, para passar ao papel, e depois de forma focada e concentrada define-se o passo a passo e implementa-se no terreno.

5 – Melhor gestão de tempo = Melhor gestão de tarefas

Quantas vezes é que não fazemos tarefas de forma bem perfeita mas espremido não serviu para nada? Para mim, uma boa gestão de tempo significa fazer mais com menos tempo, significa trabalhar para resultados, o que não quer necessariamente dizer faturação.

Uma boa gestão de tempo significa uma boa gestão de energia.

6 – Temos sempre tempo para as nossas prioridades

Sim, até podemos ter mas quantas vezes não desfrutamos em stress dessas prioridades? O truque é encontrares o teu equilíbrio emocional para não te sentires culpada nem egoísta ao te colocares em primeiro lugar, e desfrutares do teu momento EU com qualidade.

7 – Eu sou multitasking

Depende. Se estiveres a ver televisão e a responder a uma mensagem ao mesmo tempo, sim, és multitasking, mas se estiveres a escrever um artigo no blog e a ver televisão, garanto-te que já nem vais ouvir a televisão – é o que está a contecer agora mesmo enquanto te escrevo 🙂

8 – Se eu tivesse 48 horas no dia, conseguia fazer tudo

Errado! E tu sabes disso, certo? Mesmo que tivesses 72 horas seria igual porque tem tudo a ver como geres o teu tempo e as escolhas diárias que tomas.

Follow & Like
fb-share-icon

Partilhar:

Categorias

Mais artigos

Envia-me uma mensagem