Todos os dias falo com microempresárias ou pré-empreendedoras cheias de ideias e de entusiasmo.
Mas quando faço perguntas sobre objetivos, estratégias, muitas dizem-me que não pensaram em quanto querem faturar, outras dizem que têm muitas ideias na cabeça.
O que mais vejo é ação por impulso.
Veem uma ideia gira, e implementam. Pensam em fazer um post, e fazem. Alguém partilha que o anúncio no FB está a resultar, e criam um anúncio.
Assim! Sem mais nem menos! Sem planear… e depois?
Depois é só isso, a ação. Não se analisa o depois…
Para levarmos o negócio a outro patamar temos que refletir, avaliar e escrever os nossos planos.
Só assim iremos ter sucesso.
É necessário, e devia ser OBRIGATÓRIO, um empresário ter um bloco de tempo semanal para trabalhar O NEGÓCIO, para pensar, analisar e escrever o seu plano de negócios.
Pessoalmente adoro fazer brainstorming comigo mesma. Coloco uns phones, música inspiradora e deixo fluir. Faço perguntas à minha mente e ao meu coração para receber as melhores respostas.
Quando criei o meu primeiro negócio como franchisada numa rede de franchise, tive de fazer o Business Plan para ser aceite, mas na verdade este plano tem que ser prático e útil para todos os dias do teu negócio.
Durante a caminhada de crescimento há inúmeras mudanças internas e externas à empresa, mas também há as nossas mudanças interiores. Sim, porque tu és a peça principal do teu negócio.
O que necessitas para escrever o teu plano de negócio?
1. Foco
É normal termos uma máquina de pipocas de ideias dentro de nós, em que nos distraímos com facilidade nas buscas pela internet, mas no primeiro Business Plan é melhor concentrarmo-nos. Escreve com calma, num ambiente sem distrações, e em papel.
Quando escreves no papel começas também a organizar as ideias na tua mente. Mente clara, comunicação clara, mensagem clara.
Lista e organiza as ideias por marketing, finanças, logística, etc.
2. Análise
É importante analisar as ideias e perceber o que consigo fazer com os recursos que tenho, qual é a ordem de importância e prioridade.
Desta forma também percebes que recursos (incluindo o teu tempo) necessitas para concretizar essas ideias.
3. Objetivos SMART
Quando tudo se torna mais claro, e listas as ideias e recursos no papel, consegues definir objetivos SMART. Desta forma também garantes ação na direção certa, sem distrações.
4. Ação
Agora que já tens o Business Plan é o momento de entrar em ação massiva em direção aos teus objetivos. Pensa sempre que não tens que comer o grande elefante, podes dividi-lo bocadinho a bocadinho
5. Revisão
Semanalmente analisa a semana anterior e com frequência revê o plano.
Compara resultados com o planeado, de acordo com as estratégias e adapta e melhora
6. Aprendizagens
OU se ganha ou se aprende. Nunca se perde nada. Há sempre lições com todas as nossas decisões e ações.
7. Celebra
Celebra cada conquista, por muito pequena que pareça. Mesmo que não tenhas atingido o resultado financeiro que querias, as aprendizagens por trás do que fizeste já são motivo de celebração porque fizeste o que muitos não têm coragem